sexta-feira, 7 de junho de 2013

Apresentação

Abro aqui um blog que conterá algumas impressões que vou tendo acerca do mundo dos cães como companhia e, sobretudo, da forma como os respectivos donos os educam. O blog nasce a partir de uma preocupação principal: colocar muitas das ideias espalhadas acerca de cães sob uma perspectiva crítica e desmistificar aquelas que não passarem nesse exame.
Hoje, grande parte da comunidade de donos de cães e mesmo uma boa parte da população geral ri-se de alguns mitos que duraram e perduraram alguns anos na generalidade das nossas crenças; no entanto, outras tantas ideias sem fundamento continuam a gravitar por aí sem que não tenham sido (ainda) descredibilizadas, rejeitadas e ridicularizadas. Muitos dos que hoje se riem daqueles que ainda acreditam no famoso mito do Dobermann (segundo o qual nesta raça existiria um problema de crescimento desproporcional entre o cérebro e a caixa craniana, que resultaria num súbito aparecimento de comportamentos de alta agressividade aí por volta dos sete ou oito anos) acreditam eles próprios num sólido conjunto de ideias tão ou mais infundadas e mirabolantes. Oxalá tenhamos todos, num futuro breve, a mesma vontade de rir quando ouvirmos dizer que a pureza da raça de um cão se distingue pelas manchas no céu da boca e quando ouvirmos alguém dizer que devemos comer primeiro do que o nosso cão para que ele deixe de puxar a trela durante os passeios.
Da minha parte, aqui ficarão as minhas modestas contribuições para isso.

Ah... o nome. Porquê Abacaxi? Há duas versões.
Versão 1: Abacaxi também envolve um mito urbano, segundo o qual abacaxi e ananás são dois frutos distintos.
Versão 2: Não me apeteceu fazer nenhum trocadilho que envolvesse a palavra 'cão'; como tal, resolvi usar um processo como outro qualquer. Pegar num dicionário brasileiro; escolher, por ordem alfabética, a primeira palavra de todas que eu realmente conhecesse. Como não gosto de abacate...


Sem comentários:

Enviar um comentário