sexta-feira, 5 de julho de 2013

WC

Caros foristas, 
estamos com um problema: o nosso cachorrinho teima em fazer as necessidades no sítio errado. Nós damos passeios longos, e nada; mas assim que chegamos a casa, ele faz logo um xixi no chão. Agradecíamos ajuda, por favor. Obrigado.

Os fóruns sobre cães, por esse mundo fora, estão inundados de tópicos deste tipo. E é normal que assim seja, já que é um problema que afecta praticamente toda a gente que acaba de acolher um cachorro para sua casa. O que me apoquenta é a forma como a esmagadora maioria dos conselhos que são dados sejam deste tipo:

Ah, isso é normal. O que é preciso é ter paciência. Mais tarde ou mais cedo ele acaba por perceber. Tem é de ser consistente. Castigue quando tiver de castigar, recompense quando ela fizer no sítio correcto.

Existem dois enormes problemas neste tipo de conselhos e respostas. O primeiro tem a ver com a vagueza das sugestões. "Ser consistente"? É como se o dono que colocou a dúvida pensasse assim: "uau... nunca me lembrei disso; boa, até agora eu estava a ser inconsistente, mas, sim, agora vou passar a ser consistente". "Recompensar quando fizer no sítio certo"? "sim, boa, como é que nunca me lembrei disso!"
O problema não é ser ou não consistente; o problema é como se ser consistente. O problema não é recompensar quando o cão fizer no sítio certo; o problema é como fazer com que ele faça no sítio certo, e como recompensar.

O segundo problema é mais subtil e, no entanto, mais importante. Parece-me que as pessoas que respondem e dão este tipo de conselhos já não têm cachorrinhos bem novos há muito tempo; talvez nunca tenham tido, pois talvez tenham apenas adoptado cães já adultos ou adolescentes. Digo isto porque me parece que é demasiado grande a desfaçatez e facilidade com que alguém aconselha outra pessoa a ter paciência quando esta passou as últimas semanas ou mesmo meses de esfregona na mão, a trocar a água do balde, a experimentar produtos novos, a pisar cocós, a andar pela sua casa com imenso cuidado para não pisar uma poça de xixi. Se nada fizermos, em termos activos, para corrigir este "comportamento", provavelmente vamos passar uns cinco meses (às vezes mais) nesta rotina. Há pessoas que enlouquecem por muito menos. 
Uma vez mais, o problema está no moralismo que assola a comunidade de donos de cães e na forma hostil com que esse moralismo é destilado contra pessoas que se queixam de problemas que qualquer pessoa considerará... problemáticos. De forma implícita (e por vezes explícita!), há uma mensagem nesses conselhos: 
"ter um cão implica trabalho e dedicação; se não tens paciência para esperar, nem estômago para andar a limpar xixis todos os dias, então não devias ter um cão...".

E é justamente este tipo de mentalidade que forma mais um grande e delicado mito acerca da educação de cães. É mais ou menos tácito e universalmente aceite que um cachorrinho, quando chega a casa dos seus donos, vai fazer alguns xixis e alguns cocós pelo chão da casa; é mais ou menos tácito e universalmente aceite que é com o tempo que eles vão aprendendo a fazer as necessidades no sítio correcto. É tudo uma questão de tempo. Pois, mas durante esse tempo a vida dos donos não é a mais agradável de todas; durante esse tempo cria-se algo extremamente perverso: os donos esperam ansiosamente que esta fase termine quando, na verdade, foi justamente para "apreciar" e "aproveitar" esta fase de cachorrinho que os donos foram buscar um cão com oito semanas...
É contra este mito que gostaria de dizer uma coisa: é perfeitamente possível ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no sítio correcto desde o primeiríssimo dia. E para os casos em que o problema já existe, ou seja, o cachorro já está em casa e já está a fazer as necessidades no sítio errado, também gostaria de dizer o seguinte: é perfeitamente possível ensinar o seu cachorro a começar a fazer as necessidades no sítio correcto em dois ou três dias

É claro que, para tal, é preciso mais do que noções vagas e dispersas como "ser-se consistente", "ser-se rígido, mas justo", "ter-se paciência". Na verdade, este tipo de expressões não querem dizer absolutamente nada. É preciso que haja noções concretas e que se tomem passos bem claros e definidos para se obter os resultados desejados. Para isso, dedicarei os próximos dois "posts" para realizar uma espécie de aula prática para cada uma das situações descritas, isto é, para os casos em que o cachorro ainda não chegou a casa, e para os casos em que o cachorro já está em casa e já começou um hábito incorrecto ou indesejado. 

Para já, no entanto, uma primeira ideia: para melhorarmos a forma como lidamos com este problema temos de deixar cair o mito de que todos os cachorrinhos precisam de tempo para aprender a fazer as necessidades no sítio correcto, e eventualmente acabam por acertar
É mentira. E não só é mentira como é perigoso e desnecessário. A partir da ideia de que é apenas uma questão de tempo, começam a surgir as típicas dores de cabeça, a falta de comunicação entre cão e dono, os castigos desnecessários, os castigos de cabeça quente, os cães começam a acautelar-se perante algumas atitudes dos seus donos (atitudes pouco compreensíveis do seu ponto de vista)... e tudo por causa de um mito que insiste em difundir-se e sedimentar-se. 

Sem comentários:

Enviar um comentário